frutos
Os frutos são estruturas que protegem as sementes nas Angiospermas. Derivam do ovário das flores. Depois da fecundação dos óvulos no interior do ovário há um crescimento deste, que se dá por ação dos hormônios vegetais. É nessa fase que se inicia o processo de composição do fruto: estrutura, cores, consistência e sabores.
Quando as sementes já estão prontas (maduras) pra germinar, o fruto se rompe liberando-as para o solo, ou então estão prontos para serem ingeridos por outros animais. Sendo assim, pode-se concluir que a principal função do fruto é justamente proteger a semente enquanto ela se desenvolve. Mas também é responsável pela sua disseminação e pode ainda armazenar um reserva nutritiva.
Todo fruto apresenta uma estrutura básica:
- Epicarpo: é de fato a porção mais externa do fruto, oriunda da epiderme da folha carpelar. Normalmente é uma camada membranácea e muito fibrosa.
- Mesocarpo: é a porção intermediária (entre o epicarpo e o endocarpo). Às vezes armazena alguma substância de reserva. Oriunda dos parênquimas da folha carpelar.
- Endocarpo: é a porção (camada) mais interna, geralmente mais rígida, envolve a semente. Oriunda da epiderme interna do ovário.
![Partes do fruto. Foto: nednapa / Shutterstock.com [adaptado]](http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/09/partes-fruto.jpg)
Partes do fruto. Foto: nednapa / Shutterstock.com [adaptado]
Quanto à composição
- Frutos simples: são frutos oriundos do desenvolvimento do pedúnculo ou do receptáculo de uma única flor. Ex.: Limão, pêra, maracujá, maçã, mamão.
Mamão, fruto simples. Foto: chevanon / Shutterstock.com

Morango, fruto composto. Foto: Tim UR / Shutterstock.com

Abacaxi. Foto: Viktar Malyshchyts / Shutterstock.com
Quanto à abertura
- Frutos deiscentes: são osfrutos que se abrem após a maturação para liberar as sementes. Quase sempre são secos. Ex.: Castanha.
- Frutos indeiscentes: são os frutos que não se abrem. Podem ser secos, carnosos ou lenhosos. Ex.: Laranja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário