segunda-feira, 28 de setembro de 2015

QUANTIDADE DE ÁGUA USADA
NO PLANTIO DO RABANETE; 



  1. FORAM USADO PARA CADA SAQUINHO; COM 3,6 KG DE SUBSTRATO, UMA QUANTIDADE DE 1,440 LITRO DE ÁGUA.
DATA DO PLANTIO 21/09/2015.
DATA DA GERMINAÇÃO DE 4 A 10 DIAS.
DATA DA GERMINAÇÃO DO RABANETE EM CRESCIMENTO 28/09/2015
AS SEMENTES É CONSIDERADAS HIPOGEA
OBS; A CULTURA DO RABANETE É RESISTENTE ÀS VARIAS DOENÇAS DE HORTICULTURAS E TEM A SUA GERMINAÇÃO MUITO RÁPIDA.
ETAPAS 

*QUANTIDADES DE SUBSTRATO;
FORAM TRÊS PARTES,SENDO DUAS DE TERRA E UMA ESTERCO DE VACA. 
FORAM USADOS DOIS SAQUINHOS COM APROXIMADAMENTE 3,6 KG DE SUBSTRATO.
*QUANTIDADE DE FERTILIZANTE;
USADO O FERTILIZANTE 4-14-08.
  1. FOI USADO;1,2 GRAMA DE 4-14-08                                        2. FOI USADO;3,6 GRAMA DE CALCÁRIO                                EM CADA SAQUINHO DE 3,6 KG DE SUBSTRATO.









  1. Relatório da primeira semana da cultura do Rabanete;

  • data de implantação;21/09/2015. 
  • sementes adquirida em casa agropecuária. 
  • foram trazidas no dia 21/09/2015.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

 As raízes  são os órgãos das plantas que possuem a função de fixação do vegetal para que este permaneça no solo e também é responsável pela absorção e condução de água e sais minerais; também podem ter outras funções, como armazenamento de reservas nutritivas e aeração.

café;raiz axial ou pivotante.




Sistema fasciculado – A raiz primária não tem desenvolvimento acentuado, e várias novas raízes formam-se a partir do eixo caulinar do embrião e crescem rapidamente, tornando impraticável a distinção da raiz primária. Este conjunto de raízes parte de um único ponto, possuindo todas o mesmo comprimento. Essas raízes são encontradas geralmente em plantas como milho, a grama, a cebolinha, etc.

  • Raízes tabulares – é uma variante das raízes de suporte, são ligadas ao caule e são muito semelhantes a uma tábua, geralmente são encontradas em árvores grandes em florestas tropicais úmidas, como por exemplo, figueiras.
fonte;infoescola e r7 educação.



Existem quatro tipos de caules eretos, são eles: tronco, haste, estipe colmo. O caule aéreo do tipo tronco pode ser visto em grandes árvores. Esses caules são muito desenvolvidos e geralmente são ramificados na parte superior.   
caule;laranjeira é um caule aéreo.  
Os caules trepadores são finos e longos e se desenvolvem sobre algum suporte. Algumas plantas que possuem esse tipo de caule se prendem aos suportes através de raízes, ou então por meio de adaptações da planta, chamadas de gavinhas. Esse tipo de caule pode ser encontrado no maracujá, chuchu, jasmins, etc.
maracujá;caules trepadores
As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois é através delas que as plantas conseguem realizar a fotossíntese, processo no qual a planta consegue produzir substâncias orgânicas necessárias à sua sobrevivência.
café;planta com folhas simples 




eucalipto;planta com folhas simples e alternadas






bananeira;De acordo com a forma com que essas nervuras estão dispostas nas folhas podemos classificá-las em paralelinérveas e peninérveas. As folhas paralelinérveas possuem suas nervuras paralelas entre si, e são encontradas nas plantas monocotiledôneas (que possuem somente um cotilédone) como milho, orquídea, tulipa, gramíneas, palmeira,cana-de-açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélia, orquídea etc.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Rabanete-Cultura







fonte de pesquisa

Rabanete mundo escola

jardineiro.net

www.portal do agronegócio.com.br

Imagem relacionada
produção e produtividade( Rabanete-Aphortesp)

Rabanete
O rabanete  é uma  hortaliça anual  de ciclo surto produz uma raiz tuborosa com formato arrendondado ou alongado, a casca avermelhada e da polpa branca.Planta de pequeno porte e não ultrapassa 30 centimetros de altura ,boa fertilidade, mas não deve ter excesso de nitrogênio.
As sementes tem duração germinativa de 5anos,entretanto elas podem conservar uma faculdade germinativa até 10 anos ou mais.
A produtividade varia de 15 a 30 toneladas de raízes tuberosas por hectare ou 16.000 a 20.000 maços por hectares.
Plante em solo frio e sem pedras ou as raízes poderão ficar tortas e ramificadas, e especialmente nos cultivares que têm raízes compridas.
A planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve ficar encharcada e nunca deixe o solo secar completamente.
A colheita depende do cultivo plantado ,mas geralmente se dá em 25 a 32 dias para o cultivares de pequeno porte,estes devem ser colhidos sem muito atraso.Cultivares maiores são geralmente colhidos de 60 a 80 dias após o cultivos.Alguns cultivares de rabanete são plantas anuais, em quanto outros são plantas bianuais.

Plantio e tratos culturais
O solo deve ser preparado com 20 litros de esterco curtido de curral e fertilizantes minerais, quando necessário. A semeadura é feita no local definitivo, com o espaçamento de 30cm entre os sulcos que devem ter de 1 a 2cm de profundidade.

O principal cuidado a ser tomado com a plantação de rabanetes é manter constante a irrigação, que deve ser diária. Além disso, devem ser retiradas, sempre, as plantas invasoras, através de capinas manuais.

Não é uma planta que sofre muito com doenças e pragas, por ser bastante resistente. Entretanto, devem ser observadas as presenças de grilos e pulgões e, ainda, a mela, que é uma doença causada por fungos. Em todos estes casos, devem, ser tomadas providências para erradicar esses problemas, principalmente através da utilização de defensivos adequados ou de métodos naturais.

 Sementes




 Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, neutro, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o clima ameno. Multiplica-se facilmente por sementes. A semeadura deve ser realizada diretamente no local definitivo, em canteiros destorroados e elevados por pelo menos 15 cm, para o rápido desenvolvimento das raízes. As sementes germinam em 4 a 10 dias e os rabanetes podem ser colhidos em cerca de 33 dias. Não realizar a colheita tardiamente sob pena de ter apenas rabanetes fibroso

Nome científico: Raphanus sativus
Família: Brassicáceas( Sinomínia: cruciféras)
nome comum: rabanete,rabanetinho,rábano,radish
 Origem; Europa.
 Rabanete:
  
O rabanete (Raphanus sativus) é uma planta originária das regiões mediterrâneas, pertencente à família Brassicaceae. Suas raízes tuberosas são bastante utilizadas como ingredientes picantes em saladas e outros pratos frios. O rabanete foi uma hortaliça bastante apreciada nas civilizações egípcia, grega e romana.
Embora não seja uma fonte tão grande de nutrientes, o rabanete detém razoáveis quantidades de vitamina C, niacina, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, é um alimento de baixíssima caloria e possui propriedades laxativas, diuréticas e estimulantes.
Resultado de imagem para rabanete wallpapers